Quando já se perdeu um ou vários dentes no arco mandibular as consequências são enormes ao longo do tempo. Por mais que já tenha se adaptado, deve-se repor esses dentes de alguma forma, e hoje o melhor tratamento são os implantes dentários.
Implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Após a instalação do implante instala-se o novo dente. Em alguns casos específicos antes mesmo da extração já se pode planejar e, na mesma sessão, ser feita a extração e a instalação do implante, trazendo mais conforto e rapidez ao tratamento.
O paciente deve ter alguns cuidados importantes antes do procedimento para que o resultado seja mais positivo. O primeiro e mais importante é que ele não tenha dúvidas do que será feito, do porquê será feito, o que pode ocorrer de bom e de ruim, bem como quais ajustes o profissional pode fazer diante de alguns imprevistos. Assim, é fundamental que o paciente não se sinta desconfortável em perguntar todas as suas dúvidas e que compreenda as respostas.
Leia também
É muito normal que familiares e amigos do paciente que irá se submeter a um trabalho com implantes dentários tenham várias dúvidas, e fico muito satisfeito quando o paciente menciona que a explicação dada por mim no consultório foi clara o suficiente para que ele saiba explicar a tais amigos e familiares o que é o tratamento e como ele será feito.
Outro ponto importante é que o paciente saiba o que será feito em caso de insucesso, algo que pode acontecer em qualquer tipo de cirurgia, apesar de o índice de sucesso dos implantes ser em torno de 98%.
Além disso, é igualmente de fundamental importância que pacientes que receberam implantes dentários tenham uma rotina estabelecida de higiene bucal e visitas regulares ao dentista. Pacientes que perderam seus dentes por doenças periodontais tendem a ter o mesmo problema com a colocação dos implantes e a perda óssea continuará a ocorrer.
A cirurgia para colocação de implantes dentários dói?
A cirurgia de implante, de modo geral, não dói. Em tese a única parte que poderia doer durante o procedimento é a gengiva porque não ocorre porque ela estará anestesiada. O osso em que será instalado ou implante, por sua vez, tem pouquíssimas inervações, e desse modo, o paciente não sente dor. Apesar disso, anteriormente a cirurgia podem ser prescritas medicações para que o pós-operatório seja mais confortável.
Então, se você já perdeu um ou mais dentes, ou usa próteses removíveis e dentaduras, o implante pode ser a solução para voltar a se alimentar melhor, sem preocupações, e dar um ânimo na autoestima, colocando de volta o sorriso no rosto.
*Os anúncios e informes publicitários assinados são de responsabilidade de seus autores,
e não refletem necessariamente a opinião da Revista Saúde Mais.