O que é o implante dentário?

Você sabe o que é o implante dentário? Como é feito? O paciente sente dor? Este texto vai tirar todas as suas dúvidas sobre implante dentário!

Campanha contra a Dengue - Prefeitura de Campo Grande MS

Quando já se perdeu um ou vários dentes no arco mandibular as consequências são enormes ao longo do tempo. Por mais que já tenha se adaptado, deve-se repor esses dentes de alguma forma, e hoje o melhor tratamento são os implantes dentários.

Implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Após a instalação do implante instala-se o novo dente. Em alguns casos específicos antes mesmo da extração já se pode planejar e, na mesma sessão, ser feita a extração e a instalação do implante, trazendo mais conforto e rapidez ao tratamento.

O paciente deve ter alguns cuidados importantes antes do procedimento para que o resultado seja mais positivo. O primeiro e mais importante é que ele não tenha dúvidas do que será feito, do porquê será feito, o que pode ocorrer de bom e de ruim, bem como quais ajustes o profissional pode fazer diante de alguns imprevistos. Assim, é fundamental que o paciente não se sinta desconfortável em perguntar todas as suas dúvidas e que compreenda as respostas.

É muito normal que familiares e amigos do paciente que irá se submeter a um trabalho com implantes dentários tenham várias dúvidas, e fico muito satisfeito quando o paciente menciona que a explicação dada por mim no consultório foi clara o suficiente para que ele saiba explicar a tais amigos e familiares o que é o tratamento e como ele será feito.

Outro ponto importante é que o paciente saiba o que será feito em caso de insucesso, algo que pode acontecer em qualquer tipo de cirurgia, apesar de o índice de sucesso dos implantes ser em torno de 98%.

Além disso, é igualmente de fundamental importância que pacientes que receberam implantes dentários tenham uma rotina estabelecida de higiene bucal e visitas regulares ao dentista. Pacientes que perderam seus dentes por doenças periodontais tendem a ter o mesmo problema com a colocação dos implantes e a perda óssea continuará a ocorrer.

A cirurgia para colocação de implantes dentários dói?

A cirurgia de implante, de modo geral, não dói. Em tese a única parte que poderia doer durante o procedimento é a gengiva porque não ocorre porque ela estará anestesiada. O osso em que será instalado ou implante, por sua vez, tem pouquíssimas inervações, e desse modo, o paciente não sente dor. Apesar disso, anteriormente a cirurgia podem ser prescritas medicações para que o pós-operatório seja mais confortável.

Então, se você já perdeu um ou mais dentes, ou usa próteses removíveis e dentaduras, o implante pode ser a solução para voltar a se alimentar melhor, sem preocupações, e dar um ânimo na autoestima, colocando de volta o sorriso no rosto.

*Os anúncios e informes publicitários assinados são de responsabilidade de seus autores,
e não refletem necessariamente a opinião da Revista Saúde Mais.


Recomendados para você