Há desvantagens em ter um metabolismo muito acelerado?

Será que há desvantagens em ter um metabolismo muito acelerado? Entenda o que é metabolismo, e como ele pode interferir na sua dieta!

Campanha contra a Dengue - Prefeitura de Campo Grande MS

O metabolismo representa todos os processos químicos que ocorrem no organismo para manter as funções vitais, incluindo a absorção dos nutrientes e sua conversão em energia, estando relacionado a manutenção do peso.

Com exceção de distúrbios hormonais (como o hipertireoidismo), existem pessoas com o metabolismo acelerado, conhecidas por “comer e não engordar”. Indivíduos com esta condição apresentam maior dificuldade para ganho de massa magra, como por exemplo, os músculos, não conseguindo manter facilmente uma boa hipertrofia muscular e ganho de peso saudável.

Além disso, muitos costumam se acomodar na condição de metabolismo rápido e levam um estilo de vida bastante desregrado, consumindo uma série de produtos industrializados e/ou ricos em gorduras, açúcar e sódio.

A médio e longo prazo, e estilo de vida pode repercutir em exames bioquímicos alterados, como colesterol e triglicerídeos e glicerídeos elevados, e níveis de gordura corporal aumentados tornando-se um “falso magro”, e mais predisposto a desenvolver doenças crônicas como as cardiovasculares e diabetes.

Vale lembrar que nem a obesidade (excesso de peso) e nem a magreza excessiva são desejáveis em termos de saúde! Logo, independentemente do tipo de metabolismo, lento ou rápido, é importante adquirir e incluir hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, estimulando a produção de massa magra, controle do peso corporal, melhoria da saúde em geral e maior qualidade de vida.

Busque auxílio de um nutricionista para adequar sua alimentação de acordo com os seus objetivos e para sua saúde!

*Os anúncios e informes publicitários assinados são de responsabilidade de seus autores,
e não refletem necessariamente a opinião da Revista Saúde Mais.


Recomendados para você