Por que quando se tem problema no fígado, as mãos e os pés descascam?

É comum dizer que pés e mãos descascando é sintoma de problema nos rins. Mas será verdade? O médico Ricardo Fiqueiredo tira nossa dúvida!

Campanha contra a Dengue - Prefeitura de Campo Grande MS

Perguntamos sobre o assunto ao médico clínico geral Renato Figueiredo, que nos explicou que “pacientes com doenças hepáticas (doenças no fígado) podem apresentar lesões cutâneas (lesões de pele), pele seca, eritema palmar (condição que deixa a palma da mão vermelha), pele amarelada, coceira entre outros, e isso se dá a múltiplos fatores”, explica.

Segundo Renato, isso não é uma regra que todos que tenham alguma doença hepática venham a desenvolver alguma lesão dermatológica. O ideal é que o paciente procure um médico o mais rápido possível quando apresentar alguma alteração na pele.

“O tratamento depende da lesão que o paciente apresenta e vai desde reposição de vitaminas, hidratação da pele até a melhora clínica da doença hepática “, finaliza.

*Os anúncios e informes publicitários assinados são de responsabilidade de seus autores,
e não refletem necessariamente a opinião da Revista Saúde Mais.


Recomendados para você

Elastografia Hepática ARFI

Elastografia Hepática ARFI

O que é a Elastografia Hepática ARFI? Como funciona? Descubra qual o valor deste exame no diagnóstico da fibrose e cirrose hepática!