Alguns pais não sabem da importância em levar o seu bebê no pediatra nos primeiros dias do nascimento. Conversamos com a médica pediatra Jheth Mundim que explicou como funcionam as consultas nos primeiros dias do nascimento da criança.
“No primeiro mês de vida o bebê deve, idealmente, realizar ao menos duas consultas com o pediatra: uma ainda na primeira semana de vida, e a outra ao completar seu primeiro mês. Nessa primeira consulta vários pontos serão avaliados pelo pediatra: a mamada do recém-nascido, seu ganho de peso, a produção de leite da mãe, os reflexos, entre outros tão importantes quanto“, explica Jheth.
Leia também
Segundo a pediatra alguns problemas de saúde podem ser identificados e sendo assim, tratados mais rapidamente. “Nesta ocasião o pediatra poderá identificar e intervir em algumas alterações que podem ocorrer nesse período, como a icterícia (Uma coloração amarela na pele ou nos olhos, causada pelo excesso de bilirrubina, uma substância criada quando os glóbulos vermelhos se rompem), por exemplo“.
Ainda na consulta os pais terão orientações que parecem ser cotidianas, porém que muitos não têm habito e nem prática para tal. “Será o primeiro contato da mãe com o pediatra após a alta da maternidade, onde ela poderá tirar suas dúvidas com os cuidados ao recém-nascido, como sono, higiene, rotina, alergias, vacinas, introdução de novos alimentos, entre tantas outras que com certeza surgirão neste primeiro momento. A partir daí, seguirão as consultas mensais, dando seguimento e acompanhamento ao crescimento e desenvolvimento do bebê. Sendo assim, a primeira consulta é crucial para que o binômio mãe e filho siga seguro de seus cuidados para uma boa saúde“, finaliza.
Jheth Jeanne Mundim
Pediatra, CRM 8622
*Os anúncios e informes publicitários assinados são de responsabilidade de seus autores,
e não refletem necessariamente a opinião da Revista Saúde Mais.