Quando ocorre a perda de um dente pode ser uma catástrofe, uma tragédia, mas graças à tecnologia atual, existem várias maneiras de recolocarmos esses dentes no lugar de maneira artificial e satisfatória. Cada tipo de prótese tem a sua indicação, suas vantagens e as suas desvantagens.
A perda de um dente significa perdê-lo por completo: raiz e a coroa.
Podemos repor esses dentes utilizando o artifício de uma ponte móvel uma ponte fixa ou um implante. Existem dois tipos de ponte móvel: a ponte móvel com grampo e a ponte móvel sem grampo. Cada qual tem suas vantagens e desvantagens.
Chamamos de ponte móvel sem grampos de ponte móvel provisória. A durabilidade dela é menor do que a ponte com grampos, porém em alguns casos ela é mais estética do que a ponte móvel com grampo. É indicada para utilização a curto prazo de tempo como por exemplo durante a cicatrização de um implante.
A ponte móvel com grampo pode ser confeccionada de maneira discreta sem que os grampos sejam muito evidenciados, mas ela é mais estável do que a sem grampo. Não mexe na boca. E a durabilidade dela é maior.
Leia também
Há também a prótese fixa. Na prótese fixa são desgastados os dentes vizinhos ao espaço onde se perdeu o dente. Então por exemplo, se você perdeu um elemento, mas tem dois dentes vizinhos ao espaço onde perdeu o dente, os dois dentes serão desgastados e reconstruídos com material rígido junto com o elemento faltante. Muitos pacientes recusam essa opção por não desejarem que seus dentes hígidos sejam desgastados. Porém há casos em que ela ainda é indicada.
Já os implantes são feitos da seguinte maneira: trata se de uma microcirurgia onde é instalado um pino de titânio dentro do osso no espaço onde houve a perda do dente. É preciso, portanto que haja altura e espessura de osso para que este pino seja instalado e as condições de saúde tem que ser boas para que se faça a cirurgia.
Em alguns casos o implante requer um período de cicatrização de 4 a 6 meses para que possamos colocar a prótese sobre o pino, ou seja, o dente sobre o pino de titânio. Mas procura-se não deixar os pacientes sem dente.
No período de cicatrização usa se uma prótese provisória. Muitos pacientes não querem se submeter a cirurgias de implante, mas existem as vantagens e as desvantagens também. Com uso de implantes é possível até fazer uma reabilitação total, ou seja, utilizar alguns implantes para recolocar todos os dentes no caso de pacientes que perderam todos os dentes da maxila ou da mandíbula.
O importante é saber que atualmente existem formas e recursos de repor dentes perdidos sem a necessidade de andar com falhas restabelecendo a função, a mastigação e a estética também.
*Os anúncios e informes publicitários assinados são de responsabilidade de seus autores,
e não refletem necessariamente a opinião da Revista Saúde Mais.