Neste artigo venho trazer informações sobre o tratamento de varizes através da espuma ecoguiada. Esta modalidade de tratamento se tornou muito conhecida nos últimos anos, principalmente devido a sua versatilidade, já que praticamente qualquer veia pode ser tratada através da espuma e também pela praticidade, já que é a modalidade de tratamento menos invasiva, não sendo necessário nenhum tipo de anestesia, internação, cortes, repouso ou afastamentos do trabalho.
Esta técnica pode ser indicada para qualquer tipo de varizes, mas é especialmente indicada em veias de difícil acesso cirúrgico, varizes recidivadas (pacientes que operaram no passado e as varizes voltaram), para veias em situações profundas, varizes ciáticas, varizes ao redor de ulceras ou feridas.
Também em pacientes com idade avançada, alto risco cirúrgico, ou naqueles que por algum motivo não querem ou não podem se submeter a procedimento cirúrgico.
A espuma ecoguiada pode ser realizada como único tratamento ou em combinação com outras técnicas, como o laser endovenoso ou transdérmico, escleroterapia liquida (aplicação de glicose em vasinhos) e micro cirurgia.
O mais importante é que seu Cirurgião Vascular conheça e tenha experiência com todas as técnicas, para poder discutir vantagens e desvantagens de cada uma delas, e junto com seu paciente, indicar e optar por aquela que julgar melhor para cada caso. Me chamo Fabrício Savegnago, sou Cirurgião Vascular e há mais de 10 anos, tenho me dedicado especialmente ao tratamento de varizes.
Dr. Fabrício Luís Savegnago
Cirurgia Vascular e Endovascular
Ecografia Vascular com Doppler
CRM MS – 6231 / RQE 3915
*Os anúncios e informes publicitários assinados são de responsabilidade de seus autores,
e não refletem necessariamente a opinião da Revista Saúde Mais.