Saber envelhecer é uma grande sabedoria!

Em um mundo que valoriza a juventude, a verdadeira grandeza está em abraçar a passagem do tempo com seriedade e gratidão.
Em cada ruga, cada linha traçada pelo tempo, reside uma história de superação, de vivências e vitórias conquistadas.

Ao investir em hábitos saudáveis antes dos 50 anos, é investir no futuro. A expectativa de vida só aumenta, e só assim, para se ter uma velhice independente, tanto física como mentalmente.

O estilo de vida saudável, com exercícios regulares, alimentação balanceada e cuidados preventivos, pode fortalecer seu corpo e ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento do corpo.
O envelhecer não significa enfrentar doenças. O Paciente que se preparou ao longo da vida com medidas preventivas e mantém qualidade de vida ao longos dos anos, irá colher os frutos e tornar-se um idoso independente, capaz de manter suas atividades básicas diárias, e diminuir significamente as chances de desenvolver doenças crônicas como a hipertensão arterial, diabete mellitus além de prevenir quedas e a tão temida demência.

A idade avançada causa mudanças nas fibras dos músculos pela interferência de fatores como, degeneração do sistema nervoso central, perda de motoneurônios alfa, ou inatividade física, promovendo as mudanças onde prevalecem a diminuição de fibras rápidas (tipo II) com aumento das fibras lentas (tipo I). Como consequência o músculo entra em condições de atrofia, proporcionando fraqueza muscular, aumento da fadiga e diminuição na velocidade de contração, fenômeno conhecido como sarcopenia, que leva a perda muscular associada a diminuição de força muscular e aumento da fragilidade.

O exercício resistido com pesos pode, de fato, preservar as fibras musculares tipo II, responsáveis por nossas contrações rápidas, velocidade e potência. Além de uma alimentação rica em proteínas, sendo a dieta Mediterrânea composta de: grãos integrais, frutas, vegetais, legumes, peixes, castanhas e azeite, a mais indicada.
É unanime, todos querem manter a sua liberdade por toda vida! Então, busque desde cedo trabalhar o seu corpo e mente, é imprescindível, não tem como fugir!

Dra. Maria Cecília Martins Bueno
Saúde do Idoso
CRM 7467

*Os anúncios e informes publicitários assinados são de responsabilidade de seus autores,
e não refletem necessariamente a opinião da Revista Saúde Mais.